Livre do passado - Vencendo o fracasso

Ev. Vitor Souza - Livre do Passado

O medo do Fracasso  

Vivemos numa geração amedrontada, estagnada,  convicta de incertezas, criando grandes barreiras impedindo-nos de viver sonhos e promessas. O livro de Mateus 14: 23; 34 relata doze homens em alto mar, num barco que está sendo açoitado pelas ondas e o vento forte e Jesus caminhando sobre as águas para encontrá-los.  
Nos versículos 28; 30 diz: "E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas sentindo o vento forte, teve medo, e começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!"   
  Por volta das três da madrugada, os doze, ao verem o mestre se aproximar do barco, acharam que era um fantasma e temeram. O medo nos faz enxergar problemas e situações que não existem, devemos lutar contra o medo que vive dentro de nós. Entretanto, Cristo disse para não se atemorizarem e Pedro, crendo, pediu para também andar sobre as águas e assim recebeu a palavra: "Vem". Quando tomamos uma atitude de coragem, Deus libera uma palavra de poder sobre nós. Assim como aquele centurião mandou seus amigos dizerem a Jesus "O meu servo está moribundo, mas preciso apenas de uma palavra para o milagre acontecer”. Um minuto de coragem como de Pedro e do centurião pode mudar toda a história de uma vida. Supere seus medos bobos, tenha coragem e fé, desperte o gigante que dorme dentro de você. As pessoas têm medo do fracasso: Napoleão Bonaparte dizia que "Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota”.  
  Não vencemos sempre, mas isso não decreta o fracasso sobre nossas vidas, em Provérbios 24: 16 Salomão descreve algo de extrema estima para o povo de Deus "Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçaram no mal." Então se prepare, porque vão fazer de tudo para te deter, porém não temas, o medo não pode nos parar a não ser que queiramos. Gandhi, o fundador do Estado indiano, afirmava que "O medo tem alguma utilidade, a covardia não." Se queremos ser vencedores, precisamos superar nossas fraquezas, se decidirmos ser covardes, não podemos aceitar nossos medos crônicos.   
Coragem é resistir ao medo e não ausência dele. Necessitamos de audácia para fazer o que Deus quer, senão precisaremos de ânimo para ver os outros fazerem em nosso lugar e conquistar aquilo que era para nos pertencer. Todos nós temos limites, limites esses que causam, muitas vezes, uma acomodação ou um receio de ir além do que imaginamos. Entretanto, toda conquista tem um preço a ser pago, principalmente no reino de Deus onde não recebemos nada gratuitamente, exceto a graça de Jesus.   
A voz do Senhor nos encoraja a prosseguir, a qual o salmista Davi, antes de ir à guerra, consultava para saber se venceriam ou não e aquilo o fortificava de grande maneira, visto que dizia: "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum porque tu estás comigo" Sl 23: 4. Daniel não se acovardou de orar porque o proibiram.   
Sadraque, Mesaque e Abdnego também não recuaram e não adoraram a estátua. Há situações em que, se não tivermos coragem e fé naquele que está conosco, nunca gozaremos de um grande milagre.  
A realidade nos dias de hoje não é favorável, quase não se encontram pessoas de oração, que ainda tem apreço em conhecer a palavra do Senhor e um espírito sedento em ganhar almas. Crentes andam escondidos dentro das igrejas. Quando uma pessoa cai possessa pelo mal, metade dos irmãos foge, outros ficam curiosos para ver o que vai acontecer e apenas dois ou três têm autoridade para enfrentá-lo. Chegou o tempo de vencermos o que nos tem feito derrotados, paremos de andar de cabisbaixos, despertemos povo de Deus!  2 Coríntios 4:13 diz: " ... Cri por isso falei; nós cremos  também,  por  isso  também  falamos."  Se acreditamos na vitória temos que declarar com todas as letras.  
Grande exemplo de incredulidade está descrito em João: 11: 23 e 24 "Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia." Se aquela mulher cresse que seu irmão poderia sair daquela tumba declararia isto a Jesus. Nós só decretamos sobre nossas vidas aquilo que cremos, pois o maior profeta da nossa história somos nós mesmos.   
A vida é uma verdadeira batalha, principalmente para um cristão, pois é como se matássemos um leão por dia. O apóstolo Paulo sentia na pele o que era viver isso: foi preso, açoitado, passou fome, sede, recebeu bofetadas.  (I Co 4: 11; 13) Entretanto o que chama atenção é a vontade de sempre prosseguir. Como parar homens que não temem nem a morte? A coragem de um cristão determina até aonde ele vai por amor de Cristo.     
  Cristão forte não é o que mais bate, é o que mais apanha e mesmo assim continua crescendo em graça e em conhecimento. Não deixemos o sofrimento tirar Deus da nossa frente.  

Comentários